Em cima das minhas sessenta constelações sinto uma imensa pena da espécie humana. Ou seja, sinto pena de mim mesmo… Estou em crer que o cérebro humano é simultaneamente nosso aliado e nosso inimigo. Ou seja, é bi! E eu tenho uma cena retrógrada em relação aos bis. Não sei onde fui buscar isto mas pronto, sou eu, um mero transeúnte desta vida onde me
Autor: Zé Barbosa
Arranha Céus
E altas torres se ergueram apontadas para o céu, cada uma mais alta que a outra, num desafio intrépido e até atrevido a quem profere com ar de sabedoria que o céu é o limite, quando outros já afirmam que o céu, esse mesmo que sempre foi o que de mais alto nos parece ver, não mais é o limite, passando a ser apenas uma
Eu? Tanasia -p2
Portugal deu mais um passo em defesa do perfil que já desenhei há muito sobre o nosso povo: de vez em quando decidimos bem! Pena é que seja só de vez em quando… Foi em Junho de 2018 que expressei o meu manifesto (veja aqui) a propósito da liberdade de morrermos quando verificamos que outra solução não existe. Sempre me fez confusão poder decidir sobre
Racismo em Portugal?
Claro, encapotado, mas sim, Portugal é um país de racistas. {{Angola}}, {{Moçambique}}, {{Guiné}} dizem o quê de nós? Racistas… Não defendo Marega porque sou portista[1]. Defendo Marega porque discriminar com base na cor da pele é das maiores palermices do ser humano. A cor da pele? A origem em África? O cabelo encarapinhado? O nariz achatado? Sim, Portugal é racista… Somos todos racistas? Não. Eu
Ó Valentiiiiiimm… Anda Cá Carago
Namorar é um verbo. E namora quem pode. Quem não pode joga à sueca com os amigos… Se pensarmos no que é hoje o namoro e no que era há 40 anos poderei dizer que as diferenças são superficiais. Na sua essência um gajo quer uma gaja e vai lá. Faz umas cenas parvas, ela ri muito e chama-lhe parvo (o que é óbvio) umas
Os Gordos -p3
Os nossos médicos sempre foram uns iluminados. E tanta iluminação tem trazido os seus proveitos à classe dos ditos cujos que ao longo de muitas décadas tem sido uma classe de previlegiados. Ser médico em Portugal significa estar bem de vida e pronto, não falta juventude a querer ser mais um doutor… Mas a parte que mais me irrita é a solução que eles engendraram
Corona Com Lima
E tem que ser com {{lima (fruto)}}. Porque limão não é a mesma coisa. É cítrico na mesma mas limão é limão e lima é lima. E {{Corona Extra}} bebe-se com lima… “Em Roma sê Romano”, no México sê Mexicano. Esta nossa capacidade metamórfica em função das nossas necessidades mais prementes é uma das características mais fabulosas do ser humano. E das mais perigosas. Assim
Reflexos
Cada um de nós é a soma vectorial de vários vectores que nos vão aparecendo pela frente desde o momento que o espermatozóide do papá foi apressadamente encontrar-se com o óvulo da mamã. Somos, em suma, o resultado de acasos que queremos afincadamente acreditar que são obra de algo ou alguém que nos é infinitamente superior. No fundo, somos um mero arranjo matemático de coisas
Os Gordos -p2
Nos tempos que correm, em que metade do mundo se esforça para emagrecer enquanto outra metade se esforça para ter algo para comer, fica sempre bem falar de dietas… É já assumido em Portugal que a obesidade é um problema de saúde pública. Se fossem só os velhotes ou até os cotas a sofrerem disso, até não seria muito mau. O pior é que a
Sexismos -p2
Em época da tão propalada “igualdade de género” sabe sempre bem falar de sexos. Assim mesmo, sexos, tal como se dizia antigamente, sexo feminino e sexo masculino. E também sabe sempre bem falar de sexo. Mas sempre é melhor ainda praticá-lo. Aqui, Português não se afunda em contrasensos como quando frequentemente se afirma “católico não praticante”. Português gosta de sexo e pratica-o, embora de forma
Nação Valente de Resignados Velhos
Agora que caminhamos para a reforma aos 67 anos, pergunta-se: o que vamos fazer a tanta velhice? E deixemo-nos de clichês, que frequentemente papagueamos sem primeiro os analisar: nem só os trapos são velhos! Nós humanos somos velhos, sejamos trapos, farrapos ou cachemira selecionada. Nós, gente transeúnte desta vida sem sentido, envelhecemos. Ponto! E começamos a sentir a nossa velhice aí na zona dos 40
Pedra Filosofal
Eles não sabem que o sonho É uma constante da vida Tão concreta e definida Como outra coisa qualquer, Como esta pedra cinzenta Em que me sento e descanso, Como este ribeiro manso Em serenos sobressaltos, Como estes pinheiros altos Que em verde e oiro se agitam, Como estas aves que gritam Em bebedeiras de azul. Eles não sabem que o sonho É vinho, é
Ai Jesus… -p2
Este homem não toca piano, não faz bordados e não fala Francês. Este homem é uma vedeta do espetáculo. É uma star dos tempos modernos, deste nós que somos o que somos neste jardim à beira-mar plantado… Merece ser condecorado pelo nosso simpático presidente? Claro que sim. Somos tão pequenos em tudo que quem sobressai merece ser condecoradíssimo para servir de motivação aos restantes. E
Modo Desrespeito
O que faz com que nos tempos que correm as pessoas comutem facilmente o seu comportamento para o modo desrespeito? Foi a geração anterior? Não, a geração anterior também o faz! São as novas tecnologias? Não, sempre existiram as novas tecnologias… Nesta época natalícia muito pouca coisa é diferente do que sempre foi. Mas há uma que é diferente. E para pior: cada vez nos
Os Arautos Da Desgraça
Fora eu um arauto da desgraça e diria por certo que este mau tempo, aqui no norte de Portugal, seria o prelúdio do fim do mundo. O problema do mundo chegar ao fim no decorrer da nossa vigência como transeúntes deste planeta, não é o fim, ele próprio. É a forma como ele aconteceria que eventualmente me perturbaria. Tal como encaro a morte, que considero