Grumpyado

Lidar com “grumpies” é dose. Eles existem. Onde quer que vamos. E se não formos, eles aparecem. Tenho uma t-shirt com esta figura. Em tempos idos quando cumpri uma promessa de levar os meus dois filhos à {{Disney World}}. A verdadeira, nos States, Florida. Eles fizeram questão que eu comprasse aquela t-shirt com a figura do anão que representava o pai. Não porque o pai

Excalibur

Em nome do sonho. Em nome da fantasia. Em nome das ideias plenas de projeção no bem estar. Na ligação plena de amor desinteressado. Não elaborado… A fantasia domina mais uns que outros. Nada de géneros aqui a determinar predominância. Mas a fantasia domina mesmo. Tanto muito mais do que o desejado por muitos que não vêem na deambulação um objetivo. Apenas um estar. Um

Este Brasil Que Fomos Nós

{{Lula da Silva}} não, não devia ter sido ele. Porque este jeitinho Brasileiro de enganar, de gamar, de ludibriar, de insinuar-se, de camuflar-se, de passar-se por, de envenenar com veneno açucarado… Já fomos. Foi connosco que começou. Por mares nunca de antes navegados fomos por aí e pimba, pimba, pimba… E num desses pimbas saiu-nos na rifa o Brasil. Terra de pau tão preto quanto

Dois Milhões De Pobres

Num conjunto de dez milhões estamos a falar de cerca de 20% de pobreza. Mais corretamente, gente que tocou ou ultrapassou o limiar de pobreza. Ou seja, sem vestuário, sem alimentação ou sem alojamento. E quando isso acontece com portugueses que até estão empregados, isso perturba. Imaginemos que salários recebem tais infelizes. Ou que situações perniciosas vivem. Sejam ou não culpados da sua própria miséria.

Cê Érre Fora De Jogo

Neste domingo de Outono ainda solheiro e quentinho, lá fui eu bem cedinho pela manhã tentar extrair a ferrugem que invade este meu corpo de sobrevivente. Caminhar faz bem, dizem os médicos e as médicas. É a chamada ginástica cardio-vascular, para gente que já não consegue ou não gosta de correr, não gosta de frequentar ginásios, não pedala até porque eventualmente não sabe pedalar, não

Fontes Do Nosso Descontentamento

Não temos assim tantas mas temos tendência para esquecer as que temos. E assim partem, tão cedo desta vida descontente… É tão surpreendente ver uma fonte seca como a jorrar água cheia de vida. Sim, porque água é vida. Embora eu prefira cerveja! E por isso mesmo tenho barriga de cervejudo. Bom, falava eu da tendência que temos, nós os Portugueses, de esquecer de jorrar.

Este Tancos Que Somos Nós

Golpe? Contra golpe? Encenação? Brincadeirinha de instituições que nada têm para fazer e não gostam de se sentirem desprezadas? Tancosgate? Já que temos tendência para copiar as grandes produções norte-americanas… No pós-25 de Abril, muito poucos de nós ficavam apurados no terrifico dia da inspeção. Deixámos de ter guerras caseiras quando abandonámos à sua sorte aqueles territórios em África que nunca devíamos ter anexado. A

Sabíamos que…

Sabíamos que ia ser um jogo difícil… Sabíamos que o adversário era bom… Sabíamos que teríamos que dar o nosso melhor… Sabíamos que a outra equipa tem um coletivo forte… Sabíamos que o adversário joga com as linhas altas… Sabíamos que para vencer tínhamos que ser mais fortes que o adversário… Sabíamos que a outra equipa costuma criar dificuldades a equipas como a nossa… Bom,

Terra Lenta…

Somos! Séculos descobrindo a nossa vocação. Gente, todo o país tem que descobrir a sua vocação. Fundamental. Mandatório. Crucial. Sério, para deixarmos de ser mesquinhos, pequenos que até mete nojo, temos que decidir o que queremos deste mundo. Para onde queremos ir. Com que propósito… Terra Lenta (vinho). Até temos ótimo vinho[1]. Ninguém conhece. Até temos ótimo azeite. Ninguém conhece. Até temos ótimo sol. Ninguém

Sexismos

O tradicional (e mal formado) homem diz que “sexista” é a forma camuflada de certos machistas se declararem como tal, sem terem que usar a mais que gasta e infinitamente detestada palavra “machista”. Eu, homem tradicional[1] mas bem formado[2] digo que sou “sexista” mas não “machista”. Um dia vou falar aqui sobre a diferença. A diferença que eu vejo. E eu sou importante para mim

P’las Chinas…

{{Shanghai}}[1] é toda ela um enorme sinal exterior de riqueza. Clara intenção dos Chineses mostrarem ao mundo o quão poderosos são. O quão melhores que o USA são. O quanto o mundo os deve temer[2]… E o mundo vai lá. Tremenda a quantidade de ocidentais que por lá se vêem. Hoteis super luxuosos. Restaurantes super luxuosos. Centros comerciais faustosos onde se enocntra de tudo. Fartas

Descendo…

Aqueles momentos em que tudo parece que está contra nós? Não está. Estamos apenas descendo… É impressionante a facilidade com que muita gente se enfia frequentemente em enredos problemáticos como o caraças. Parecem imans atraindo pequenas lascas de ferro a toda a hora. E vivem assim. Dia após dia. No meio de lamúrias constantes. Ofegando. Suspirando profundamente. Ansiando… Vítimas de insónia à qual respondem com

Flamejantes Sinais De Incompetência

A nossa… Claro! Não vou andar por aí a falar da incompetência dos outros. Nem os conheço. São estrangeiros. Um não assunto, portanto. O assunto aqui é a passividade com que vemos propriedade nossa a transformar-se em cinzas. Quilómetro após quilómetro. Dia após dia. Qual {{Nero}} encantado, deslumbrado, com a sua {{Roma}} a arder… Incêndio em Monchique. Que os deuses não nos deixem morrer no

1 16 17 18 19 20 22
Cidade do Porto