Hergest Ridge

Curti a minha paixoneta por uma das mais importantes mulheres da minha vida a ouvir “Hergest Ridge part 2” de {{Mike Oldfield}}. Ouvi infindáveis vezes esse tema de um génio que “morreu” ingloriamente engolido por um sistema do qual se aproveitou mas do qual não se soube defender. Paixão é coisa louca. Irracional. Mas inesquecível. Não se procura mas quando aparece não deve ser evitada.

Este Sporting Que Somos Nós

Ai, tal e coisa, não sou Sportinguista! Pois não. Eu também não. Mas este comportamento que estes “verdes & brancos” tão orgulhosamente têm exibido ao longo desta e anteriores épocas, é bem Português. Todos temos um pouco de treinadores e de louco. Todos somos orgulhosamente melhores que qualquer outro, não interessa quem. Todos nos sentimos forçados em nome de não sei o quê a impor

P’las Índias -p2

Quando me convidam para me mostrarem as atrações locais, fico eternamente grato. Não porque seja dado a monumentos e coisas de outras eras mas porque adoro quando alguém se esforça para me agradar. {{Nova Deli}}, a enorme capital de um enorme país. Muito maior do que nós, Portugueses, conseguimos aguentar. Cerca de 40 graus não afugentam nem os muitos locais nem os alguns “estranjas” que

P’las Indias

Deixamos lá uma costela, em tempos idos que já lá vão mesmo. Esta Índia que de Português só tem a recordação que se mantém em meia dúzia dos 1.3 biliões de Indianos. Meia dúzia, mesmo. Português gosta de sonhar. Gosta de pensar que é conhecido e reconhecido porque em tempos idos, que já lá vão, descobriu algumas terras tão mais grandiosas que Portugal. Não. Não

Sinto-me Enchido

Não é uma expressão habitual. Em vez disso dizemos “sinto-me gordo”. Ou, se depois de uma lauta refeição, “sinto-me cheio”. Mas eu gosto de inovar e hoje sinto-me enchido. Vamos juntar tomate descascado, sal grosso (pouco), salpicão de {{Arganil}}, chouriço com alho da {{Guarda}} vindo dos Fumeiros da Guarda Lda e pão mistura. E chega, uma refeição bem Portuguesa, saudável porque nos faz sentir bem.

Se N’um T’Impotas, Impota

Sem hipóteses. Naquilo em que fomos grandes e já não somos, resta importar. E sim, fomos grandes na indústria conserveira. Já não somos… Matosinhos era uma parte suja do Porto. Aí se amontoavam as grandes indústrias conserveiras que dominavam o panorama mundial porque éramos quase únicos. Pescavamos muito, sem quotas, dava para comer fresco, conservar para nós e para o mundo e prover as zonas

És De Luas

Até pode ser bom, porque mostra que é uma pessoa em constante mudança. Mas a expressão é depreciativa, porque pelos vistos preferimos mais o que se mantém mais ou menos tudo na mesma… Sentimos o efeito da Lua? Definitivamente, não. Ela está lá a tempo inteiro e reparamos nela tanto como reparamos que o motorista do nosso autocarro de todos os dias rapou o bigode.

E Ele Tinha Um Sonho

Um sonho em que os pretos não eram pretos mas seres humanos. Um sonho onde os negros não eram negros mas pessoas. Um sonho onde as escolas não tinham portas para brancos e portas para os outros. Um sonho onde os transportes públicos eram mesmo públicos. E onde o público podia ser qualquer humano. E onde as escolas ensinavam para todos os que queriam aprender.

Pecados Antigos

Resistimos até quando? Até que os ossos nos doam. A voz tremelique. O cérebro se esqueça mais do que se lembra. Ou simplesmente até que a máquina, em geral, nos dite o fim. Cufra Grill, Porto. Cufra, é um nome mais que conhecido nesta cidade do Porto cada vez mais dominada pelos estrangeiros. Nasceu na rua (e depois avenida) da Boavista. Primeiro como um café

Esta Coisa Da Páscoa

Constato que nada tenho a dizer. Amêndoas que me estragam os dentes, ovos de chocolate a que resisto sem saber porquê, porque eu até gosto muito de chocolate, e o pior de tudo, gente que me deseja “santa e feliz Páscoa”… Nunca celebrei a morte de ninguém, tivesse sido alguém positivamente importante na minha vida ou alguém por quem nutrisse um qualquer sentimento perto do

Arroz De Tomate

Mais uma vez tive de me sentar numa cadeira de dentista. E mais uma vez estive bem perto de colapsar. Isso, tenho uma fobia descontrolada às cadeiras de dentista, desde que me conheço. E já me conheço há muitos anos. Décadas, eu diria… Nao quero discutir o assunto. Lido mal com médicos em geral. Todos. Todas as especialidades. Sejam homens, sejam mulheres. É tão mau

A Psicose Do Topo

Cá estou eu e a psicose. Afinal o que é uma {{psicose}}? Uma ou duas, não interessa para o momento. O que interessa é que vivemos num mundo de psicóticos ou, talvez, vivemos num mundo psicótico. Vá, topo? Existe uma psicose para isto também? Ó se existe! É típico do ser humano. Estar no topo. Estar por cima. Ser o melhor. Dominar. Controlar. Ser top+,

Cidade do Porto