Este Sporting Que Somos Nós -p4

E eis senão quando um cão foi prender Bruno de Carvalho, o bandido. Num domingo, fim da tarde, em pleno ambiente de São Martinho, o riquinho que dividiu a sua capa de lorde com um pobre miserável, que para além de ser miserável ainda por cima ficou famoso por ser o pedinte que tornou famoso o dito cujo Martinho das castanhas assadas…

Em Portugal não faltam bandidos. O Zé do Telhado era um deles e ficou famoso. Vale e Azevedo era outro deles e continua famoso. Não só porque tem fugido à justiça portuguesa, que sempre tarda, mas também porque anda há anos a dar um baile descarado às nossas auto-proclamadas vedetas da justiça. Ricardo Salgado é mais um. E mais tem havido até ao mais recente, essa vedeta que se dá pelo nome de Bruno de Carvalho, o capitão das claques.

Confesso que 56 crimes para a mesma pessoa é crime a mais. E BC vai ter que se defender de 56 deles. Sendo que um deles é “atividade terrorista”. O que realmente me surpreende sobremaneira. E me surpreende sobremaneira porque tenho-me habituado a ver terrorismo na forma de guerreiro islâmico assim tipo Estado Islâmico. Custa-me por isso olhar BC e ver nele um daqueles homicidas vestidos de negro, de cara tapada e brandindo uma bela duma metralhadora Russa, enquanto brada umas quantas algaraviadas sem nexo. Não, BC não é um terrorista. Apenas é um bandido. À portuguesa. Bem tuga. Muito lusitano, muito similar a outros muitos bandidos passados que nos tornaram um povo de brandos costumes.

Este Sporting que somos nós, mostra que bandido em Portugal nem bandido em condições consegue ser. Ou seja, acabam todos por serem apanhados da forma mais estúpida que se pode imaginar. Mas também acabam todos por escapar ao castigo da forma mais caricata que se pode imaginar. E BC vai muito provavelmente escapar tão escandalosamente quanto muitos outros bandidos em Portugal têm escapado. Sim, este cantinho à beira mar encafuado e desde sempre dotado de brandos costumes é também dotado de branda justiça, branda inteligência e branda seriedade. E por isso aposto fortemente que BC vai escapar a 56 crimes que praticou durante vários anos sob olhar complacente de 10 milhões de nós.

Que os deuses sejam pacientes quanto paciência de pobre tem de ser…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.