Espíritos Temperamentais -p2

Cada um de nós é uma combinação de corpo e espírito. Ou é corpo e alma? Ou é corpo, espírito e alma? Ou é apenas corpo mas para muitos animais humanos a vida sem um componente imaterial de nós, onde possamos arquivar aquelas pequenas coisas que decidimos que estão muito além do corpo, não faz sentido.

A nossa existência espiritual realmente existe? E a famosa alma, associada a um sinal de socorro muito internacionalizado conhecido por SOS[1] também existe? Tenho para mim que tanto o espírito quanto a alma estão muito ligados à religiosidade de cada um. A alma é mais usada para sentimentos e emoções, o espírito às vezes pode ser confundido com fantasmas. A alma pode sentir dor. Espírito não. Alma é muito usada em ambientes católicos. O mesmo acontece com o espírito. Eu sou mais do tipo “corpo & mente”…

Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém.

Embora muitas tradições variem, esta oração é geralmente recitada com o gesto do sinal da cruz, que normalmente é feito juntando o polegar, o indicador e o dedo médio (representando a trindade) e tocando a testa enquanto diz: “Em nome da Pai”, então tocando a parte inferior do peito enquanto diz, “e do Filho”, então tocando o ombro (esquerda primeiro nas tradições ocidentais, direita primeiro nas tradições orientais) enquanto diz, “e do Santo” então cruzando para o outro ombro dizendo: “Espírito”. E finalmente tocando os lábios com um beijo, antes de dizer: “Amém”.

Há quem dê o beijo, há quem não…

Thom Yorke, líder dos Radiohead, banda britânica de Abingdon, Oxfordshire (Reino Unido), vocalista, guitarra e piano, é um desses seres sobre quem costumo dizer que sofrem de “uma certa singularidade”. Sua música é bastante atrativa e as letras das suas canções são muito claras… como lama! Às vezes… A sua singularidade pode ser detetada imediatamente no video-clip aqui abaixo, logo no início de sua performance, pouco antes de começar a cantar. Mas é também confirmada por cada expressão facial, cada som vocal e cada frase da letra que ele está a cantar neste lindo tema.

Street Spirit (Fade Out) é sobre alucinações mentais[2]. A vida é como uma rua de sentido único. Começamos a descê-la quando nascemos, paramos quando morremos. Durante essa viagem, passamos por diversas situações e as nossas perceções sobre elas dependem muito do firmware do nosso espírito (ou alma)[3]. Mas também dependem, por exemplo, das lojas, dos serviços, do trânsito, das águas de lavagem e dos baldes do lixo, dos cruzamentos e respetivos semáforos, dos edifícios e, claro, dos transeúntes e dos voyeurs. Não faço ideia qual a rua que Thom Yorke percorreu, mas parece ser bastante turbulenta…

Interessante é o facto de muitos animais humanos, amantes da música, preferirem temas musicais melancólicos como banda sonora para seus momentos melancólicos da vida. Algumas pessoas não conseguem entender isso. De fato, numa primeira análise e numa perspetiva lógica, quando nos sentimos tristes deveríamos escolher aquelas músicas que destruiriam esse clima negativo. Ou seja, canções alegres para momentos melancólicos. No entanto, para muita gente, simplesmente não funciona de acordo com o que parece ser lógico. Eu, por exemplo, sempre escolhi músicas tristodepressivas para momentos tristodepressivos[4]. No entanto, possuo um dos melhores sentidos de humor do mundo e não sou um homem muito sério. Mas me sinto bem a cimentar os meus momentos tristodepressivos com músicas ainda mais tristodepressivas. Funciona bem. É uma espécie de “vamos descer bastante até chegarmos a um ponto em que a única maneira de continuar é subindo”. Absurdo? Sim, acho que sim, mas é assim que a minha mente funciona[5]. E o meu espírito, que eu não sei bem o que é, está bem treinado para isso. Atenção, eu disse meu espírito, não a minha alma porque definitivamente não possuo nenhuma.

Então, qual é a diferença entre a alma e o espírito?

Somos um ser espiritual, vivemos em um corpo e possuímos uma alma. A pessoa real dentro de nós é o nosso espírito. Nossa alma consiste em nossa mente, vontade e emoções. Nossos corpos são obviamente o que vivemos enquanto estamos aqui na terra. Como os espíritos demoníacos atormentam e possuem (controlam) as pessoas na Bíblia? Foi através de suas almas (mentes, como na doença mental e insanidade) e seus corpos (como na mulher que tinha o espírito de enfermidade).

— Extraído de Great Bible Study.com

Que os deuses estejam com os espíritos errantes da vida e as almas perdidas…

Tema musical: Street Spirit (Fade Out) de Radiohead in The Bends, © 1995.
Video-clip: ao vivo no Club-Bar “Le Reservoir”, Paris (FRANÇA), 2003, legendas em português por ZeBarbosaF.
Imagem frontal: de achuandrade, “Submerge a tua Alma em Amor”.

Espíritos Temperamentais
  1. Save Our Souls, ou “Salvem as nossas almas”.
  2. Sim, se estamos falando de alucinação só pode ser da mente, acho eu…
  3. Nos sistemas eletrónicos e na computação, o firmware é a combinação da memória persistente, código de programa e os dados armazenados nela. Costumo usar essa palavra técnica para me referir a dados inatos em seres humanos. O firmware já está lá quando se compra algum aparelho eletrónico ou, então, qualquer computador. Pode-se alterá-lo mais tarde atualizando-o. Imagino como seria bom para nós se isso fosse possível nos animais humanos…
  4. Inventei este termo: triste e/ou depressivo.
  5. Já ouvi comentários que diziam que sou complicado como as mulheres. Talvez…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cidade do Porto