Encantamentos…

Não consigo entender os encantamentos dos tempos que correm…

Por muito que me esforce não consigo, ou não quero, entender as pessoas. É mais confortável para mim não querer entender. Por exemplo, porquê tanto alarido à volta de cães abandonados por uma dona de canil apavorada pelo fogo que se aproximava quando diariamente velhos são deliberadamente abandonados em qualquer canto neste país, gente outrora bem de vida deu agora de caras com a miséria por causa do COVID-19, sem-abrigo continuam a nem sequer serem vistos pelo cidadão que passa ao lado deles a menos de um metro de distância, batemos palmas e felicitamo-nos por mais um chorudo empréstimo a um país, o nosso, que vive de empréstimos há décadas, não fazemos contas quando um treinador de futebol regressa a casa para ganhar anualmente 3 milhões de euros, limpos…

Alguém sabe o que são 3 milhões de euros limpos por ano? Não, não sabem. Porque andam todos muito ocupados com os cães abandonados, a Cristina Ferreira, o Big Brother e, mais recentemente, este conto de “faca e alguidar” sobre o Clube Desportivo das Aves. A sério! Estava convencido que esta cena passada com este pequeno clube de futebol já não existia em Portugal. A sério? Sou mesmo atadinho, não sou?

Eu vou ajudar, a quem quiser ser ajudado, a saberem o que são 3 milhões de euros limpos por ano. O ano tem 365 dias (esqueçam o bisexto). Desse 365 dias, nós trabalhamos, tipicamente, 250 dias. Um salário desse tamanho daria, tipicamente, 12 mil euros por dia, limpos. Um trabalhador em Portugal recebe, tipicamente, um salário ao mês. Um mês de trabalho dura, tipicamente, 22 dias. Se multiplicarmos 22 dias por 12 mil euros ao dia, um salário desse tamanho dá 264000 euros limpos ao mês. LIMPOS !! Alguém sabe o que significa neste caso LIMPOS ??? Significa que o dito senhor leva para casa 264000 euros por mês, certinhos, certinhos. Limpinho, limpinho…

Vejamos agora o que um trabalhador, a viver com salário mínimo, ganha: 635 euros SUJOS, por mês. Sabem o que significa sujos? Significa que não é esse valor que o trabalhador leva para casa. Deduzindo os impostos, o feliz trabalhador leva 565 euros LIMPOS por mês. Se multiplicarmos por 14 meses, o feliz trabalhador leva para casa 7910 euros LIMPOS por ano. Agora comparemos o feliz trabalhador com o felizardo Jorge Jesus:

3 000 000 €/ano
7 910 €/ano

Encantados?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.