O Faz de Conta Angolano

João Lourenço ou é louco ou é mais um ditador em Angola

E aí vai mais um filho do ZéDu[1]] para o desemprego. Não tenham pena, esta gentalha nunca está no desemprego. Desemprego é coisa de pobre. Mas mesmo assim pergunto, a família ZéDu está a ser atacada pelo sucessor de ZéDu? Como assim? Eles são todos da mesma cor (vermelho e preto), comem do mesmo prato, fazem todos parte da “democracia” unipartidária instalada no país há décadas, têm todos o mesmo ar de gente séria, comungam todos do ódio institucional ao colonizador e… O gajo agora anda a pôr na rua os lindos do grande, magnânimo, eloquente, omnipotente, omnipresente, sapiente, iluminado e luminescente grande pai ZéDu?

Hey pá, África é aquela cena dificil de entender. Desde que me apareceu um comerciante de rua a vender-me um espeto de ratos assados, nunca mais tentei entender este povo. África é coisa para ser entendida pelos génios e eu sou apenas um portuguesito que um dia, sem querer, desembarcou em Angola sem saber ler nem escrever e tentou sobreviver entre a moamba de galinha (que adoro), o funge (que detesto e que no Brasil se chama pirão) e a bendita da Cuca (da qual bebi incontáveis litradas). África é um continente à parte. África é outro mundo. E Angola, apesar da sua muito grande influência Portuguesa, não deixa de ser África.

O que anda Joãozinho a fazer? Hem? Alguem acredita que os generais do ZéDu vão sacar as suas fortunas nos bancos de Portugal ou outros na Europa e colocá-los em Angola onde os bancos são ferramentas de um MPLA que teima em vestir de vermelho e preto o seu povo, exigir que a bandeira nacional contenha a versão foice e martelo à Angolana e considerar que Angola é um paraíso inegualável, insuperável e inimitável na sua grandeza?

Estou curioso! O homem ou é louco ou é mais um ditador em Angola. E se é a última opção, então está a trabalhar bem. Ele precisa dos lugares vazios para colocar lá a família dele.

Ainda bem que Angola não é nossa. Nunca devia ter sido…

  1. Nome “carinhoso” atribuído a sua excelência o ex-presidente de Angola José Eduardo dos Santos pelo seu próprio povo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.