O Ataque do Urso

Qualquer putin existente no mundo é um putin a mais no mundo! Ora, infelizmente, este mundo está infestado de putins e aprendizes de putin e por isso parece só termos uma solução perante esta invasão da Ucrânia pela Rússia: vermos o urso feroz a atacar com toda a sua força, que acumulou durante décadas sob complacente observação de todos nós, a devorar a sua presa a seu bel-prazer e continuarmos a fazer de conta que estamos a fazer algo em defesa da infeliz vítima…

Não ouso dizer que previa que a Rússia invadisse a Ucrânia pois não sou detentor dos dados que me permitissem fazer qualquer previsão. Mas agora que o urso[1] avançou de garras afiadas e dentes arreganhados, ouso esboçar um cenário para o que será o capítulo final deste filme de produção russa: a Ucrânia será humilhada e as pessoas que somos todos nós, os utentes deste mundo dito civilizado, voltarão às suas vidinhas diárias nos moldes ditados, há muito, pela ordem mundial. E que ordem é essa? Tão simples como: na selva há, sempre houve e sempre haverá, os predadores e as presas! Uns nascem para serem predadores, outros para serem presas. Tudo o resto é prosa ou poesia de bolso, coisa que já me provoca náuseas mais intensas que os piores fármacos destinados a combater a minha histórica obesidade.

No âmbito da política interna, sinto apenas alguma pequena irritação com a posição de simpatia ou neutralidade que certas forças políticas assumem em relação a este regime pustulento e nauseabundo que é o russo, onde proliferam as autocracias, as plutocracias, a oligarquias e as máfias gestoras dos negócios mais sujos que se possa imaginar. É apenas alguma irritação, não muita, porque felizmente falo de forças com muito pouca força sócio-política e, felizmente, votadas à extinção. Quanto ao resto, à nossa vidinha doméstica, Portugal é um pequeno país que pouco ou nada pode fazer para inverter o rumo dos acontecimentos. Façamos o que a nossa pequenez nos permitir fazer no contexto da NATO e da UE, remetamo-nos à nossa insignificância, que teimamos em manter, e tentemos tirar algumas lições disto tudo. É que, cá para nós que ninguém nos lê, estamos mesmo a precisar de aprender algo…

Slava Ukrayini…

Tema do video-clip: “Russians”.
Original de Sting (músico) in The Dream of the Blue Turtles, © 1985
Legendas em português por ZéBarbosa.
  1. O urso é usado pelo ocidente como símbolo destinado a referir a Federação Russa (Urso Russo).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.