Hora De Ponta

Hyderabad (Telangana), Índia, uma cidade onde a “hora de ponta” dura 24 horas por dia…

Se eu pegasse num carro nesta ou em qualquer cidade Indiana duraria 5 minutos. Se uma vedeta do volante (e há muito macho Tuga que se julga uma vedeta do volante) pegasse num carro nesta ou em qualquer cidade da Índia duraria 10 minutos. De todos os países que já visitei (e já são dezenas), a India ocupa o primeiro lugar do pódio em trânsito caótico.


Hyderabad, India.

Tão caótico que não consigo deixar de stressar mesmo indo sentado no banco de trás. E fica ainda pior porque todo o condutor Indiano buzina de 30 em 30 segundos e eu nem percebo porque o faz! Buzinar é obrigatório nesta terra. Tanto que até os camiões têm escrito na traseira em letras garrafais “please use horn”, ou seja “por favor usa a buzina”. Eu imagino que num exame de condução (se é que os há nestas bandas) o candidato a condutor chumba pela certa se não buzinar um mínimo de vezes durante o exame. E então se não buzinar nenhuma (seria o meu caso, p.ex) deve ficar banido para sempre da aquisição de carta de condução…

Um Indiano diariamente deve de certeza passar pelo menos 4 horas enfiado no trânsito. Mínimo, disse eu. Nessas 4 horas devem ocorrer centenas de cenas de quase-acidente. Mas porraaaaaaa, eles nunca batem, carago! Os carros andam todos mais ou menos impecáveis, xiçaaaaa! Como fazem eles isto, hem? Ação divina? Ação do ópio que consomem diariamente? Não faço ideia, não… Mas mais ainda, nunca, mas mesmo nunca têm um comportamento à Tuga que sempre se zanga por muito menos e sai do carro para se dirigir ao condutor vizinho já com o punho em riste e a proferir impropérios que fazem baixar os olhos da Nossa Senhora A Virgem. Não, isso aqui nunca acontece. Mesmo nunca. Indiano no trânsito tem uma paciência que até irrita, mesmo perante uma elevadíssima probabilidade de acidente que afinal aqui rarissimamente acontece, tendo em conta o caos permanente…

Hyderabad ao fim do dia, desafiando a sorte, como sempre…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.