Hoje o rei Carlos III[1] recebeu a coroa e, não sei porquê, lembrei-me do filme ‘Gladiador’[2]. Talvez no meu subsconsciente habite a simpatia por alguém que vai enfrentando e liquidando impérios e seus imperadores, embora o Reino Unido não seja há muito o império que foi noutras épocas.
Vi o ‘Gladiador’ no cinema e gostei porque sou fã de fantasia, de filmes épicos/de época, de Hans Zimmer, o compositor da banda sonora desse filme (e muitos outros!), da fabulosa Lisa Gerrard (ex-Dead Can Dance) que emprestou a sua voz à banda sonora (soundtrack) deste filme e de Russell Crowe, ator principal que desempenha o papel do gladiador.
Continuando na senda da música ‘New Age’[3], hoje sugiro para consumo a celestial Amelia Brightman, irmã da não menos celestial soprano Sarah Brightman[4], em conjunto com a original banda ‘Gregorian, Masters Of Chants’ da qual sou grande apreciador…
Ouçam e encantem-se com este tema ‘Now We Are Free’ (Agora Somos Livres)! Ou então vistam aquela expressão facial tipo “este gajo é uma seca” e passem a outro artigo (post). Ah, a propósito, não tentem entender a letra deste tema porque a linguagem usada foi uma invenção de Lisa Gerrard, enquanto criança, para falar com Deus…
God Save the King![5]
Tema musical: “Now We Are Free” in Gladiador (filme), © 2000.
Video-clip: atuação ao vivo de Amelia Brightman & Gregorian, ‘Final Chapter Tour’, Suécia, 2016.
Imagem frontal é uma cortesia de panjoool.
- Ver em Carlos III do Reino Unido.
- Ver em Gladiador (filme).
- Ver em New age (música)
- Cuja fama é consideravelmente superior à de Amelia Brightman.
- Sou ateu e Republicano e nem sou grande fã do Reino Unido mas o senhor esteve 74 anos à espera deste momento. Merece o nosso respeito…