Numa era em que o GPS[1] é um equipamento vulgarmente utilizado nas deslocações de muita gente, pode ser útil esta pequena ferramenta de conversão de coordenadas GPS entre diversos formatos já que nem todos os aparelhos trabalham com o mesmo formato de coordenadas.
A geolocalização por GPS baseia-se na divisão do planeta Terra em ângulos de círculo de 15 graus nas direções Norte-Sul (latitude, +90º a -90º) e Oeste-Este (longitude, -180º a +180º). Neste caso as linhas que delimitam os ângulos são os meridianos, em que o mais importante é o meridiano de Greenwich[2], e no primeiro caso são os paralelos, em que o mais importante é o Equador. O ponto central (zero) do sistema de geolocalização é precisamente a interseção do meridiano de Greenwich com a linha do Equador[3].
Formato DMS
DMS são as iniciais dos termos ingleses “Degrees Minutes Seconds”, em português “Graus Minutos Segundos”, e definem as coordenadas que se apresentam, por exemplo, na seguinte forma:
- N 41º 8′ 47.243″ (latitude)
- O 8º 36′ 40.782″ (longitude)
Formato DD
DD são as iniciais dos termos ingleses “Decimal Degrees”, em português “Graus Decimais”, e definem as coordenadas que se apresentam, por exemplo, na seguinte forma:
Conversor
- “Global Positioning System” ou Sistema de Posicionamento Global.
- Ou meridiano Principal, em inglês “Prime Meridian”.
- De facto o que acontece é que, se se fizer uma projeção plana do planeta, forma-se desta maneira um típico Referencial Cartesiano XY.
- Valor positivo se for um ponto posicionado no hemisfério norte, positivo se estiver posicionado no hemisfério sul, conforme se pode ver na figura.
- Valor negativo se for um ponto posicionado no hemisfério ocidental (Oeste), positivo se estiver posicionado no hemisfério oriental (Este ou Leste), conforme se pode ver na figura.